Rafael da Escóssia vive e trabalha em Brasília, Brasil. Doutorando e Mestre em Artes Visuais e Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Direito Penal e Controle Social pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
Processa as provas que inventa contra si, de forma a proferir sentenças poéticas. Interessa-se pela relação entre as Artes Visuais, o Direito e a (auto)crítica institucional. Por meio de parcerias artísticas e experimentações em diversas mídias e linguagens, pesquisa a performance como discurso jurídico a partir de temas como culpa, pena, herança, branquitude e mercado.
Foi selecionado para o 19º Salão Nacional de Arte de Jataí (2022), para o II Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea (2019), Brasília, e para os 3º e 2º Salões Mestre D’Armas (2023/2019), Planaltina. Realizou, desde 2017, cinco exposições individuais e vem participando de exposições coletivas em diversas instituições públicas e privadas, entre elas, Museu Nacional da República (Brasília), Galeria de Artes Antônio Sibasolly (Anápolis), Vila Cultural Cora Coralina (Goiânia), Casa da Cultura da América Latina (Brasília), Espaço Cultural Renato Russo (Brasília), Casa Niemeyer (Brasília), Galeria Espaço Piloto (Brasília), deCurators (Brasília), Pé Vermelho - Espaço Contemporâneo (Planaltina), A Pilastra (Guará), Casa Baka (Porto Alegre), Galeria XXX (Brasília), NAVE (Brasília).
Tem obras nos acervos do Museu Nacional da República e da Casa da Cultura da América Latina.
rafaeldaescossia@gmail.com
CV | Lattes
Processa as provas que inventa contra si, de forma a proferir sentenças poéticas. Interessa-se pela relação entre as Artes Visuais, o Direito e a (auto)crítica institucional. Por meio de parcerias artísticas e experimentações em diversas mídias e linguagens, pesquisa a performance como discurso jurídico a partir de temas como culpa, pena, herança, branquitude e mercado.
Foi selecionado para o 19º Salão Nacional de Arte de Jataí (2022), para o II Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea (2019), Brasília, e para os 3º e 2º Salões Mestre D’Armas (2023/2019), Planaltina. Realizou, desde 2017, cinco exposições individuais e vem participando de exposições coletivas em diversas instituições públicas e privadas, entre elas, Museu Nacional da República (Brasília), Galeria de Artes Antônio Sibasolly (Anápolis), Vila Cultural Cora Coralina (Goiânia), Casa da Cultura da América Latina (Brasília), Espaço Cultural Renato Russo (Brasília), Casa Niemeyer (Brasília), Galeria Espaço Piloto (Brasília), deCurators (Brasília), Pé Vermelho - Espaço Contemporâneo (Planaltina), A Pilastra (Guará), Casa Baka (Porto Alegre), Galeria XXX (Brasília), NAVE (Brasília).
Tem obras nos acervos do Museu Nacional da República e da Casa da Cultura da América Latina.
rafaeldaescossia@gmail.com
CV | Lattes
Rafael da Escóssia lives and works in Brasília, Brazil. Is currently a PhD Visual Arts student at the University of Brasília. Has a Master's degree in Visual Arts and a Bachelor's degree in Law from the same institution. Specialist in Criminal Law and Social Control at the University Center of Brasília (UniCEUB).
He prosecutes himself, in order to pronounce poetic sentences. Rafael is interested in the relationship between Visual Arts, Law and institutional (self)critique. Through artistic partnerships and experimentation in different media and languages, the artist investigates the performance as legal discourse through themes like guilt, punishment, heritage, whiteness and market.
Rafael was nominated for the 19th Jataí Salon (2022), Goiás, for the II Vera Brant Contemporary Art Award (2019), Brasília, and for the 3rd and 2nd Mestre D’Armas Salon (2019), Planaltina. Since 2017, he has held five solo shows and has been participating in several group exhibitions in public and private brazilian institutions, such as the Museu Nacional da República (Brasília), Galeria de Artes Antônio Sibasolly (Anápolis), Vila Cultural Cora Coralina (Goiânia), Casa da Cultura da América Latina (Brasília), Espaço Cultural Renato Russo (Brasília), Casa Niemeyer (Brasília), Galeria Espaço Piloto (Brasília), deCurators (Brasília), Pé Vermelho - Espaço Contemporâneo (Planaltina), A Pilastra (Guará), Casa Baka (Porto Alegre), Galeria XXX (Brasília), NAVE (Brasília).
Rafael has works in public collections, including the National Museum of the Republic and Latin America’s Culture House.
He prosecutes himself, in order to pronounce poetic sentences. Rafael is interested in the relationship between Visual Arts, Law and institutional (self)critique. Through artistic partnerships and experimentation in different media and languages, the artist investigates the performance as legal discourse through themes like guilt, punishment, heritage, whiteness and market.
Rafael was nominated for the 19th Jataí Salon (2022), Goiás, for the II Vera Brant Contemporary Art Award (2019), Brasília, and for the 3rd and 2nd Mestre D’Armas Salon (2019), Planaltina. Since 2017, he has held five solo shows and has been participating in several group exhibitions in public and private brazilian institutions, such as the Museu Nacional da República (Brasília), Galeria de Artes Antônio Sibasolly (Anápolis), Vila Cultural Cora Coralina (Goiânia), Casa da Cultura da América Latina (Brasília), Espaço Cultural Renato Russo (Brasília), Casa Niemeyer (Brasília), Galeria Espaço Piloto (Brasília), deCurators (Brasília), Pé Vermelho - Espaço Contemporâneo (Planaltina), A Pilastra (Guará), Casa Baka (Porto Alegre), Galeria XXX (Brasília), NAVE (Brasília).
Rafael has works in public collections, including the National Museum of the Republic and Latin America’s Culture House.