Manual de Direito
Law Manual

2019
Escultura-performance delegada a fungos e bactérias
Advogado em conserva de esperma e glicerina, Manuais de Direito em decomposição, acrílico, madeira, veludo
120 x 80 x 80 cm

Sculpture-performance delegated to fungi and bacteria
Decomposing Law manuals, lawyer figure canned with sperm and glycerin, acrylic, wood, velvet

Andando por um terreno baldio próximo à Casa Niemeyer (Park Way, Brasília), eu e residentes do II Prêmio Vera Brant encontramos dezenas de manuais de Direito queimados e em apodrecimento. Esse presente me despertou o interesse em escrever um Manual de Direito.
Meu Manual é composto por dois ambientes herméticos, assim como o discurso jurídico que ele normaliza. Enquanto os livros têm seu processo de decomposição acelerado pelo aprisionamento na caixa de acrílico, a mistura de advogado e esperma apodrece lentamente pelo efeito da glicerina, substância utilizada na conservação de cadáveres.
A obra materializa uma crítica às ficções de poder que constituem o campo jurídico, apontando a normatividade do corpo cismasculino branco como matriz de produção de subjetividade.

Walking through a vacant lot near Niemeyer's House (Park Way, Brasília, Brazil), I and residents of the II Vera Brant Award found dozens of burned Law books. This precious gift sparked my interest in writing a Law Manual.
My Manual is composed of two hermetic environments, as well as the juridical  discourse it normalizes. While the books have their decomposition process accelerated by their imprisonment in the acrylic box, the mixture of lawyer and sperm slowly rots due to the effect of glycerin, a substance used to preserve corpses.
The work materializes a critique on the fictions of power that constitute the juridical discourse, pointing out the normativity of the white cismasculine body as a matrix of subjectivity (re)production.








II Prêmio Vera Brant de Arte Contemporânea, Brasília, 2019
︎ Rodrigo Zago
Agradecimentos / Acknowledgements Diogo Araujo, Gustavo Silvamaral, Amanda Yuki, Fernanda Azou, Rogério Carvalho.
© Todos os direitos reservados.